Integrantes do projeto NEA-BC de Armação dos Búzios participaram da Assembleia de eleição das entidades civis para compor o Conselho Municipal de Meio Ambiente, realizada dia 27 de Julho, na sede da Secretaria Municipal do Ambiente, Pesca e Urbanismo, pelo critério Setorial. Durante a Assembleia, o grupo gestor local (GGL) usou o seu momento de defesa de candidatura para apresentar o projeto NEA-BC às demais entidades civis inscritas e abordar suas incidências políticas dentro do Conselho de Meio Ambiente.
Em 2018, o GGL, representando a Associação Raízes, organizou e conduziu câmaras técnicas para elaboração de minutas referentes à política municipal de meio ambiente. Em outubro de 2019, a Associação foi eleita na assembleia de entidades civis como conselheira municipal, ocupando a função de Secretário Executivo da mesa diretora. Em 2020, com o início da pandemia e com a continuidade das reuniões presenciais, o grupo solicitou que as reuniões se tornassem online para a segurança de todos os representantes do conselho e, novamente, teve sua proposta aceita pela mesa diretora do órgão. Já em 2021, foi inserida uma proposta de iniciativa dos membros do projeto NEA-BC com o intuito de destinar recursos para retirada da baleia enterrada em Geribá, havendo a limpeza, preparação e osteomontagem das ossadas com fins educativos, aprovada no Plano de Ação Anual. Neste ano, o grupo cobrou transparência no ritual da eleição e na escolha por anular a Assembleia realizada em dezembro, culminando na impugnação do processo.
A Associação Raízes foi votada por todas as entidades presentes. Também foram eleitas a Associação dos Hotéis da Região de Búzios e o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Armação dos Búzios (Serv Búzios).
Conheça o trabalho realizado pelo GGL do projeto NEA-BC em Armação dos Búzios. Entre em contato pelo telefone (22) 999794373.
A realização do projeto NEA-BC é uma medida de mitigação exigida pelo licenciamento ambiental federal, conduzido pelo IBAMA.