No dia 30 de junho, as comunitárias Katiane Malaquias e Adélia da Silva, juntamente com a equipe técnica, se reuniram com o secretário de infraestrutura do município de Macaé, Santiago Borges, para apresentar ao poder público a necessidade de construção de uma escadaria e uma rampa de acesso ao condomínio Total Ville, no bairro Virgem Santa. O diálogo foi solicitado pela comunitária Katiane após uso da Tribuna Cidadã na Câmara de Vereadores de Macaé.
Durante a reunião, as representantes do GGL apresentaram o dossiê do Grupo Gestor Local do projeto NEA-BC de Macaé, no qual evidenciaram a localização onde se pretende a construção dos equipamentos públicos, além de lembrar a existência da indicação nº 825 da câmara de vereadores, solicitando a construção desses elementos para facilitar o acesso dos moradores. O secretário de infraestrutura ouviu as sugestões e se comprometeu em verificar a viabilidade de atender às demandas apresentadas.
Segundo Katiane, “é importante que haja uma aproximação da comunidade com o Poder Público, de modo que as demandas da sociedade sejam percebidas pelas autoridades locais. Os cidadãos precisam reconhecer que é possível conquistar melhorias para sua comunidade e não basta apenas reclamar, mas, efetivamente, buscar estratégias de diálogo com os representantes do Poder Público ”.
O Grupo Gestor Local tem como política pública prioritária o saneamento básico, mas também atua em outras frentes ligadas à gestão socioespacial do município, como é o caso da acessibilidade. A Assistente de Mobilização e Logística, Irlane Alexandria, destacou que “é fundamental que as autoridades públicas se façam transparentes e dispostas a dialogar com a comunidade, para compreender as necessidades da população”.
Quer conhecer a atuação do projeto NEA-BC em Macaé? Entre em contato pelo (22) 99906-8143 (Equipe de Macaé).
A realização do projeto NEA-BC é uma medida de mitigação exigida pelo licenciamento ambiental federal, conduzido pelo IBAMA.