O Grupo Gestor Local de Cabo Frio comemora mais uma incidência no município. A proposta apresentada para a ampliação do atendimento da moeda social (cartão Itajuru) foi incluída no Plano Prurianual (PPA) 2022-2025. A ideia surgiu devido ao momento de fragilidade econômica oriunda do período de pandemia e de uma pesquisa realizada pelo grupo, onde mostra que Cabo Frio possui mais de 17.000 famílias em situação de vulnerabilidade social. O objetivo é garantir recursos para a aplicação do cartão Itajuru para os próximos quatro anos.
O cartão Itajuru já era uma realidade no município e atendia o bairro Manuel Correia, mas não tinha recurso garantido no orçamento público. Com a ampliação para outros bairros, mais famílias em situação de vulnerabilidade poderão utilizar o cartão para a compra de alimentos, medicamentos, produtos de higiene e demais itens voltados ao suporte essencial no cotidiano nos comércios cadastrados.
O cartão será disponibilizado para as famílias que residem há pelo menos dois anos no município e estejam em situação de vulnerabilidade social, tendo as mulheres chefes de família como prioridade e cadastradas no programa social oferecido pela Prefeitura de Cabo Frio, inscritas no CadÚnico do Governo Federal.
O GGL agora irá acompanhar a implementação e o uso do recurso através do monitoramento do orçamento realizado semanalmente.
Para mais informações entre em contato com a secretaria de Assistência Social do município ou o CRAS mais próximo.
A realização do Projeto NEA-BC é uma medida de mitigação exigida pelo licenciamento ambiental federal, conduzido pelo IBAMA.