Com o avanço da vacinação contra a COVID-19, as aulas estão sendo retomadas em algumas universidades situadas em Campos dos Goytacazes. Em função da realidade local, antes da pandemia os estudantes de São Francisco de Itabapoana se deslocavam diariamente para o município vizinho, por meio de dez ônibus que eram disponibilizados pelo poder público municipal.
Até o momento de publicação desta notícia, o grupo tomou conhecimento da retomada das aulas no sistema híbrido (mesclando períodos on-line com períodos presenciais) pelas seguintes instituições: Centro Universitário Fluminense (UNIFLU), Universidade Estácio de Sá e Instituto Superior de Ensino do Censa (Isecensa).
Em contato com a Secretaria Municipal de Transporte, ninguém soube fornecer informações sobre o retorno do transporte universitário. Cabe pontuar que em 2020 foram identificados no Portal da Transparência Municipal, pagamentos realizados à empresa Alan tur transporte e turismo LTDA–me, referentes ao empenho nº. 156, que se referia a prorrogação do prazo para a prestação de serviços de transporte rodoviário para alunos universitários (03/03/2020 R$123.407,19 e 06/04/2020 R$ 108.314,27).
Com a ausência de um posicionamento do poder público em relação a retomada do transporte universitário, os estudantes do município que não possuem condições de se deslocar para Campos dos Goytacazes, estão perdendo as aulas presenciais.
🧐É essencial que o poder público apresente um posicionamento sobre esta pauta e o GGL de São Francisco de Itabapoana continuará buscando uma orientação sobre a situação do transporte público no município.
💪A participação social é imprescindível para um município melhor.
😉Quer participar também? Mantenha contato conosco!
A realização do projeto NEA-BC é uma medida de mitigação exigida pelo licenciamento ambiental federal, conduzido pelo IBAMA