No dia 23 de outubro, aconteceu o VI Fórum Água e Juventude (FAJ) promovido pelo Comitê de Bacias Hidrográfica dos rios Macaé e das Ostras. Nesta VI edição, o FAJ trouxe os temas ” saneamento básico, pandemia e privatização da água”.
O evento on-line contou com a participação de aproximadamente, 50 jovens da Região Hidrográfica VIII, incluindo membros dos Grupos Gestores Locais de Macaé e de Rio das Ostras.
O Marco Legal do Saneamento Básico foi um tema abordado pelo professor da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Alexandre Pessoa, que respondeu às dúvidas dos jovens.
A programação do Fórum também contemplou a realização de grupos de trabalhos, que proporcionaram reflexões à respeito da gestão das águas e do saneamento básico na Região Hidrográfica VIII.
Por fim, os jovens participantes elaboraram a tradicional Carta da Juventude, cujo teor pode ser lido através do link abaixo:
Segundo Gabriel Lessa, representante titular da Associação Raízes junto ao CBH, ” o papel da juventude é garantir a preservação dos recursos hídricos e seus usos múltiplos. É lutar pelo direito à água para todos, tendo o objetivo da redução das desigualdades em sua distribuição. É um papel multiplicador para as demais camadas da sociedade em forma de conscientização sobre esse bem natural.”
A realização do Projeto NEA-BC é uma medida de mitigação exigida pelo licenciamento ambiental federal, conduzido pelo IBAMA