Aprender, no seu significado denotativo, é adquirir conhecimento sobre ; instruir-se. Todo conhecimento que desejarmos obter precisa vir por meio do aprendizado e cada pessoa tem uma forma única de aprender. Quando transportamos isso para as crianças de hoje vemos que o conceito de aprendizagem tem sido subjetivo, pois elas tem negligenciado as didáticas atuais e a pedagogia tradicional. Com isso é necessário que o educador busque novas técnicas de aprendizado que venha despertar o interesse do/da educando/a.
Com relação a educação atual, o educador e filósofo Mário Sergio Cortella enfatiza que se os alunos de hoje não são mais os mesmos, por que então continuamos a ensinar do mesmo jeito?
Independente da área de atuação do professor entender o seu papel avaliando as concepções de ensino-aprendizagem em sala de aula é imprescindível para um bom desenvolvimento de suas aulas e fácil absorção do conteúdo pelos alunos.
Muitos pesquisadores têm investigado as teorias de aprendizagem e tem trazido uma grande contribuição para nossa vida profissional. Gostaria de destacar Ana Bock (2001,p.114), pesquisadora na área de psicologia social, a qual afirma que podemos agrupar as teorias de aprendizagem em duas categorias: o condicionamento e o cognitivismo. O primeiro define a aprendizagem pelo meio social em que vive o indivíduo enfatizando as condições ambientais, que traz consequências comportamentais. Essa definição da pesquisadora associa-se com as concepções behaviorista de aprendizagem que para o indivíduo resolver uma situação-problema precisa repetir várias vezes o método até que não tenha mais dificuldade. Nessa concepção não há espaço para o aluno desenvolver sua criticidade e autonomia tornando-se sujeito passivo pois o conhecimento é pré-determinado pelo professor que assume o papel de detentor do conhecimento.
Já na categoria cognitivista Bock aponta a relação do sujeito com o mundo externo a partir do plano de organização interna do conhecimento o que se relaciona com a concepção construtivista de aprendizagem. Nessa concepção, pesquisadores iniciaram estudos tendo como foco o aluno no processo de ensino-aprendizagem no qual dependendo da forma de ministração das aulas esses alunos poderiam se tornar sujeito ativo na construção de conhecimento. As pesquisas de Jean Piaget tiveram as mais significativas contribuições nesse sentido pois para ele o ser humano se desenvolve a partir da fase de maturidadebiológica que se sucedem ao longo da vida. (apud NINIM,2011, p.18). Essa aprendizagem traz a autonomia para o aluno que, somado ao que ele já traz em mente, exige do professor a sensibilidade de perceber como o aluno demonstra seu conhecimento e provocar desequilíbrios mentais nesse aluno a fim de que avance em sua aprendizagem.
Na visão piagetiana,o professor,“respeitando o desenvolvimento cognitivo do aluno, precisa criar situações para que este possa criar, inventar, descobrir sobre o objeto do conhecimento agindo sobre ele.” (apud NINIM,2011,p.19)
Fonte: Brasil Escola