Afeição. Essa é a palavrinha mágica usada nos jogos pedagógicos para resultados positivos e entusiasmantes na processo de aprendizagem das crianças. O jogo trabalha a afetividade e não a rivalidade. Nesta matéria você entenderá o porquê da afeição no estímulo pedagógico e o que muda no aprendizado infantil. O projeto Navegando na Poesia é uma realização da Associação Raízes em parceria com a Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.
Para Miranda (2001 , p.63), ? a afetividade é um elemento constitutivo da nossa espécie. Favorecer a aprendizagem é prover o processo educativo de veículos para que ela se conduza a contento?. Por isso a autora defende o investimento de atenção ao aspecto afetivo contido no jogo.
Neste sentido o professor deve trabalhar o jogo de maneira que ao finalizar a brincadeira não haja espírito de rivalidade entre os participantes. Por isso, o jogo proporciona ao educador, trabalhar nos alunos o amor ao próximo. Com isso pode proporcionar aos alunos que no final da atividade os jogadores devem abraçar-se demonstrando afeição pelo colega e não olhar-se como rivais. O importante ainda é mostrar a criança que elas estão brincando para se divertir. O que se saiu bem hoje, pode não ter este mesmo resultado amanhã. E na vida, as coisas também funcionam assim. Hoje posso estar bem, mas, amanhã talvez surja algum problema e terei que saber lidar com ele.
Referência: MIRANDA, Simão de. Do fascínio do jogo à alegria do fascínio de aprender nas séries iniciais/Simão de Miranda. – Campinas, São Paulo: Papirus, 2001.
Fonte: Portal de Pedagogia