Nos dias 14 e 21 de abril, o Conselho Municipal de Políticas Culturais de Macaé (CMPC) se reuniu extraordinariamente através de videoconferência para levantar as demandas dos artistas, dos técnicos e dos produtores culturais atuantes e residentes no município de Macaé, bem como desenvolver políticas públicas para auxiliar os profissionais da cultura nesse momento de isolamento ocasionado pela pandemia de Covid-19.
Na ocasião, os conselheiros deliberaram pela criação de grupo de trabalho responsável pela elaboração de um cadastramento, que resultou em um relatório de identificação dos impactos sociais e econômicos causados pela Covid-19. O cadastramento circulou pelas redes sociais entre os dias 15 a 19 de abril. 406 (quatrocentos e seis) profissionais da cultura responderam a 36 perguntas que identificaram as categorias culturais, os impactos causados pela Covid-19, bem como as ações que os profissionais da cultura macaense apontam como prioritárias para o momento.
A reunião também resultou na elaboração de um ofício com os dados obtidos na pesquisa, a ser enviado à Secretaria de Cultura, ao Gabinete do Prefeito e à Câmara de Vereadores com as respectivas demandas levantadas e sugestões de atuação. O poder público não parou e o Grupo Gestor Local de Macaé tem participado, através de sua representação, das ações do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Macaé.
A realização do Projeto NEA-BC é uma medida de mitigação exigida pelo licenciamento ambiental federal, conduzido pelo IBAMA