Saiba 10 medidas emergenciais tomadas por Carapebus:
- No município de Carapebus, o atendimento aos casos suspeitos de CORONAVÍRUS está sendo feito no Hospital Carlito Gonçalves, Rua João Pedro Sobrinho, 13, Sapecado, telefone de contato (22) 2768-3329.
- Determinou o fechamento do comércio em geral, bares, restaurantes, centros comerciais, lojas em geral, feiras livres, comércios de ambulantes, reuniões religiosas e quiosques de alimentação.
- Permitiu o funcionamento de redes de supermercado, hortifrútis, padarias, peixarias açougues, farmácias, petshops, lotéricas, bancos, correios e postos de combustíveis, devendo cumprir medidas de higiene pessoal e do espaço, bem como organizar o fluxo de atendimento a no máximo 5 por atendimento e o funcionamento dos estabelecimentos que oferecem insumos para confecção de máscaras e outros equipamentos de proteção individual no horário de 9h as 13h.
- Determinou o funcionamento de forma irrestrita de todos os estabelecimentos de saúde como hospitais, clínicas, laboratórios, farmácias e estabelecimentos congêneres.
- Determinou o fechamento de academias, centros de ginástica, casas de festas e estabelecimentos similares e restringiu a entrada e a permanência em praças e pontos turísticos, praias, lagoas, rios, piscinas, manifestações em vias públicas e aglomerações de qualquer natureza.
- Suspendeu as aulas na rede pública e privada de ensino e as linhas de ônibus com destino final em Carapebus e o transporte intermunicipal de passageiros de outros municípios por aplicativo, táxis ou similares.
- Permitiu o funcionamento de estabelecimentos que funcionam como pontos de apoio e pousadas para higiene e descanso de profissionais de transporte de carga e logística e profissionais de saúde, com o limite de 30%, devendo manter e ampliar normas de higienização, orientar seus colaboradores para terem contato direto com os clientes e sobre a necessidade de higiene das mãos e do ambiente.
- Permitiu o funcionamento de agências bancárias com atendimento restringido a 2 clientes por vez dentro da agência, devendo higienizar os caixas eletrônicos a cada 60 minutos e orientar o distanciamento de 1m entre clientes na fila que deverá ser apenas externa.
- Determinou o fechamento de todas as entradas de veículos da cidade, com a instalação de barreira sanitária para fiscalizar e permitir a entrada de moradores e trabalhadores que comprovem. Para saber qual a documentação deve ser apresentada, acesse https://www.carapebus.rj.gov.br/site/noticia/decreto_2.529/634
- Determinou o uso obrigatório de máscaras por todas as pessoas que circulem nos espaços públicos do município, bem como em estabelecimentos comerciais e transporte público e prorrogou as medidas adotadas até 11/05/2020.
Para saber mais, acesse https://www.carapebus.rj.gov.br/home
A realização do Projeto NEA-BC é uma medida de mitigação exigida pelo licenciamento ambiental federal, conduzido pelo IBAMA