Fevereiro foi o mês da Escola Municipal Luiz Carlos Fragoso, em Carapebus, também receber a IV oficina para educandas e educandos do Navegando na Poesia, que tem parceria com a Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental. O projeto é uma realização da Associação Raízes e atende crianças dos 3º e 4º anos do Ensino Fundamental I de 40 escolas da Rede Pública Municipal de Macaé, Carapebus, Quissamã, Campos dos Goytacazes, São João da Barra e São Francisco de Itabapoana.
O educador Tales Linícker, conhecido entre as/os pequenas/os como tio Tales, demonstrou satisfação com a oficina aplicada na turma da tarde. “Eu fiquei muito feliz, principalmente quando terminei de ler o livro ‘Assim Assado’ e uma das educandas pediu se tinha mais livros que eu continuasse a contação de histórias. A presença do projeto nas escolas faz toda diferença para eles”, lembrou o educador.
Ministrando a IV oficina na turma do 4º ano, a educadora Fátima Manhães, a Tia Fátima, lembra do interesse das crianças pela contação de histórias. “Eu aproveitei e deixei que eles escolhessem o livro e escolheram de imediato ‘Assim Assado’. Elas e eles amam a parte da contação, ficam atentos e percebo que conseguem desenvolver melhor a escrita com a poesia”, ressaltou tia Fátima.
A oficina IV encerra o ciclo de oficinas aplicadas nas 40 escolas contempladas pelo projeto. No decorrer do ano, as escolas que já receberam a IV oficina ainda contaram com o Festival de Poesia e o Sarau Literário, além do lançamento dos livros de poesias que será realizado nos seis municípios.