Na última quarta-feira, a embarcação Navegando na Poesia ancorou na Escola Municipal Délfica de Carvalho Wagner, em Quissamã, para ministrar a II Oficina dos Professores e das Professoras. As oficinas serão realizadas para os profissionais dos 3º e 4º anos do Ensino Fundamental I das 40 escolas dos seis municípios da Bacia de Campos contempladas pelo projeto – que tem parceria com a Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental.
As oficinas tem como principal objetivo é abordar a importância do planejamento de ensino e as metodologias de leitura e escrita. Foram realizados jogos teatrais e trabalhados vivências relatadas pelos próprios professores/as que participaram da oficina.
De acordo com a coordenadora de Projetos do projeto, Rachel Carvalho, o relato dos professores/as sobre os enfrentamentos durante a rotina em sala de aula foi um dos momentos mais importantes.
“O processo de escuta das demandas, anseios e motivações pode ser considerado um ponto-chave para alcançar o objetivo da oficina. Houve uma riqueza de troca de experiências nas metodologias de planejamento. E poder adequar nossas tecnologias sociais de ensino a realidade da sala de aula é gratificante”, Contou Rachel.
O projeto Navegando na Poesia é uma realização da Associação Raízes em parceria com a Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental e está em 40 escolas da Rede Pública Municipal de Macaé, Carapebus, Quissamã, Campos dos Goytacazes, São João da Barra e São Francisco de Itabapoana.