A equipe Navegando na Poesia voltou às escolas nesta segunda-feira (10), dando sequência às oficinas com educandas e educandos das 40 escolas contempladas pelo Projeto – que tem parceria Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental. A equipe se dividiu entre a Escola Municipal Áurea Simão, em Campos dos Goytacazes e Escola Municipal Antônio Carlos Fragoso, em Carapebus.
Em Campos, o educador José Rosa, o tio Jota, disse que o retorno foi gratificante. “As crianças estavam entusiasmadas, criativas e felizes com a presença da equipe do projeto. Elas já costumam ser super participativas, mas a volta às aulas tem um ‘gostinho’ de saudade e isso é desfrutado de forma diferenciada. Elas/es aprendem de forma lúdica e, com isso, a diversão é garantida. Estamos muito ansiosos para os resultados deste ano”, disse o educador tio Jota.
A expectativa de retorno às aulas (pode ser conferido na matéria anterior, pelo link https://associacaoraizes.org.br/volta-as-aulas-descobertas-e-expectativas-nas-primeiras-semanas/) causa diversos sentimentos e expectativas, entre eles a ansiedade para rever os amigos antigos e fazer novas amizades. Além, é claro, da adaptação em um momento que é de constante metamorfose.
Em Carapebus, os educadores e as educadoras puderam presenciar mais de perto o retorno das/os educandas/os. “Fomos recebidos pelos profissionais da escola com muito carinho e atenção, como sempre acontece. As crianças estavam mega felizes com a presença da equipe na escola. Contaram como foi nas férias, nos abraçavam e diziam que estavam com saudades. O sentimento amigável é uma característica de criança, mas sentir tão calorosamente esse afeto é algo que levamos para a vida. O amor é sempre bem-vindo da forma mais linda!”, completou a educadora Fátima Manhães.
O projeto Navegando na Poesia é uma realização da Associação Raízes e está em 40 escolas da Rede Pública Municipal de Macaé, Carapebus, Quissamã, Campos dos Goytacazes, São João da Barra e São Francisco de Itabapoana.