O ano letivo começou e com ele novos desafios, histórias e objetivos. É um momento em que as crianças ficam mais ansiosas para rever os amigos e/ou fazer novas amizades. As primeiras semanas de aula são essenciais para o desenvolvimento das crianças, pois é o momento que elas entram em contato com o território e com as regras da escola. Além disso, ainda que a primeira semana não tenha tanto conteúdo, é o período que as/os educandas/os começam a entrar no ritmo das disciplinas. O projeto Navegando na Poesia tem parceria Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental.
O retorno às aulas não é um período desconhecido para as crianças, mas é certo que a cada ano as descobertas e expectativas são diferentes, acompanhando as experiências que elas já vivenciaram nos anos anteriores.
Para a Coordenadora Pedagógica do projeto, Alcimere Siqueira, a educação está num momento que precisa ser “olhada” com mais responsabilidade por todas e todos, mas, principalmente, pelas educadoras e educadores.
“Em tempos de inseguranças, importa que nós todos, educadores, em especial os que estão nas escolas iniciem o ano com entusiasmo, esperança e acolhimento, porque sempre existe um ‘como fazer’ melhor e tornar o hoje e o amanhã mais alegres”, ressaltou Alcimere.
O projeto Navegando na Poesia está em escolas da Rede Pública Municipal de Macaé, Carapebus, Quissamã, Campos dos Goytacazes, São João da Barra e São Francisco de Itabapoana.