Dando continuidade aos Festivais de Poesia nas escolas contempladas pelo Projeto Navegando na Poesia – que tem parceria Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental – a equipe esteve na Escola Municipal Lídia Leitão, em Campos dos Goytacazes, para apresentação do evento que contou também com a participação de representantes da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (Smece) do município. O evento contou também com o lançamento de livros das educandas e dos educandos, além de uma tarde de autógrafos dos autores e autoras.
A abertura ficou por conta da bibliotecária, Onalita Benvindo, que também foi a organizadora da unidade para o lançamento dos livros que aconteceu em parceria com o Festival de Poesia do Navegando. Após apresentação musical e de palhaçaria da equipe de educadores e educadora do Navegando, aconteceram as apresentações de poesia das crianças dos 3
º e 4º anos do Ensino Fundamental I.
Para o educador José Rosa, o tio Jota, a participação do projeto em escolas situadas em áreas em que a arte tem mais distanciamento, permite que as educandas e os educandos possam conhecer e até mesmo se identificar com o universo da arte. “A arte é importante em tudo, em todos os lugares. Mas quando falamos de regiões periféricas, a arte pode mudar muita coisa na vida de uma criança. Pode, na verdade, ser o alicerce para uma construção de vida mesmo. Temos consciência que o projeto vem mudando a vida de muitas pessoas e que a nossa arte vem despertando muitos artistas por aí”, contou o educador Tio Jota.
O projeto Navegando na Poesia é uma realização da Associação Raízes e está em 40 escolas da Rede Pública Municipal dos municípios de Macaé, Carapeubus, Quissamã, Campos dos Goytacazes, São João da Barra e São Francisco de Itabapona.