À margem da rodovia que liga os municípios de Campos dos Goytacazes e São Francisco de Itabapoana, a Escola Municipal Aventina Maria Ferreira que fica localizada em Floresta, São Francisco, recebeu na última terça-feira (03), o Festival de Poesia realizado pelo Projeto Navegando na Poesia, em parceria Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental. Os festivais acontecem nas 40 escolas dos seis municípios contempladas pelo projeto. O principal objetivo é difundir à cultura e à arte através da leitura e da escrita, por meio de atividades lúdicas e participativas.
Durante o festival, educandas e educandos dos 3º e 4º anos do Ensino Fundamental I apresentaram poesias de autoria própria, construída durante as oficinas literárias realizadas pelos educadores e educadora do Navegando.
De acordo com a educadora social Fátima Manhães, os festivais de poesia e saraus literários – que acontecerão também no decorrer da atuação do projeto – são momentos aguardados pelas educandas e educandos, porque é quando as poesias selecionadas são recitadas por elas/es.
“É muito interessante o momento das apresentações poéticas. Engraçado que alguns ficam nitidamente tímidos, mas outros desenvolvem com muita facilidade. Para nós é um grande momento, porque é quando podemos divulgar o que foi construído durante as oficinas e estimular cada vez mais o interesse das/os educandas/os pela poesia.
O projeto Navegando na Poesia está em escolas da Rede Pública Municipal de Macaé, Carapebus, Quissamã, Campos dos Goytacazes, São João da Barra e São Francisco de Itabapoana.