Nos dias 15,16, e 17 do mês de outubro de 2019, o Grupo Gestor Local (GGL) de Quissamã realizou um intercâmbio para o município de Aracruz-ES, com intuito de conhecer experiências exitosas dentro do tema da mobilidade urbana.
Ao chegar no município o grupo fez uma pesquisa de campo, na qual questionaram a real situação da mobilidade com a população e fizeram deslocamentos utilizando o transporte atual.
No dia seguinte o mesmo visitou a empresa de transporte Cordial, obtendo informações relevantes que confrontaram com pontos levantados pelos munícipes. Após o grupo se dirigiu para reunião com o secretário de transporte Paulo Neres que teve como pauta o Plano Municipal de Mobilidade Urbana (PLANMOB) e a execução do mesmo visto com grande importância a reunião foi produtiva e agregou muito ao que o grupo buscava.
Visto como um município de alto potencial dentro de seu estado pouco foi avançado no quesito mobilidade, município com poucas ciclovias e ciclofaixas, problemas tarifários para os que residem distante do centro urbano, entre outros.
Em seguida a reunião foi com a subsecretária de Planejamento Francine da Silva Lima e o presidente do PDM. O grupo questionou sobre o processo de criação e da participação social, foi informado que a participação existiu, porém de forma pouco efetiva, uma vez que poucos compareceram nas audiências públicas que foram feitas no centro e fora dele nos bairros afastados para facilitar o deslocamento dos mesmos. Segundo ele o município tem um PLANMOB muito bem elaborado, mas que não avançou por questões burocráticas.
Por fim os integrantes do GGL se reuniram com os participantes do movimento Nossa Aracruz, e foi expressado sobre acontecimentos locais e problemas enfrentados na mobilidade local, e como o movimento se articula para incidir nas decisões tomadas pelo poder público e conscientizar a população sobre o mencionado tema.
Contudo, Aracruz, visto como um município de alto potencial dentro de seu estado, pouco foi avançado no quesito mobilidade, município com poucas ciclovias e ciclofaixas, problemas tarifários para os que residem distante do centro urbano, entre outros.
O GGL retornou com experiências para enriquecer a mobilidade do seu município, através da participação popular.
O projeto NEA – BC, executado pela Associação Raízes, é uma medida de mitigação exigida pelo licenciamento ambiental federal conduzido pelo IBAMA.