Dando sequência a série dos livros trabalhados nas escolas contempladas pelo Projeto Navegando na Poesia em parceria @Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental, “João, preste atenção!” narra a história de um menino disléxico.
Na obra, a autora Patrícia Engel Secco mostra a importância de identificar dificuldades que educandas e educandos com dislexia tem de utilizar meios básicos de comunicação, como leitura, escrita e interpretação de textos.
Na história, João tem 9 anos e está no 3º ano do ensino fundamental. Até um determinado período do ano letivo encontrava diversas barreiras para aprender e se sentia inferiorizado e triste. Até que, ao perceber as dificuldades do filho, a mãe o encaminha para uma psicóloga que entrou em contato com a professora para explicar o que acontecia com o pequeno João. A partir disso, a professora busca informações sobre o tema e o menino consegue passar de ano com boas notas.
A dislexia é um distúrbio de aprendizagem de origem neurológica que tem sido estudado por diversos profissionais, como psicólogos, psicopedagogos, fonoaudiólogos e neurologistas, com o intuito de proporcionar tratamentos cada vez mais adequados para crianças e também para adultos.