Durante semana de comemoração e apresentação de ensino da história e cultura afro-brasileira nas escolas de Macaé, a equipe do Projeto Navegando na Poesia realizou uma oficina para professoras e professores na Escola Municipal José Calil Filho, no bairro São José do Barreto.
O núcleo escolar é participativo, interessado e cultiva uma educação sólida – valorizando importantes contextos sociais para o avanço educacional das educandas e educandos da escola.
“Nos sentimos em casa! O diretor, professoras e professores, auxiliares de limpeza e cozinha trabalham entusiasmados e essa energia positiva é repassada para educandas e educandos, que consequentemente, levam para suas casa. A equipe trabalhou expressão, jogos teatrais e sons. Foi hiper divertido e enriquecedor. Percebemos que existe uma sintonia entre a equipe escolar. Isso, sem dúvida, faz toda diferença”, definiu a comunicadora do projeto, Tatiana Rangel.
Seguindo o fortalecimento da negritude, o Navegando visa valorizar e estimular o reconhecimento e empoderamento das ciranças negras, abordando questões como racismo na escola.
O projeto Navegando na Poesia tem parceria @Petrobras por meio do Programa Petrobras Sociomabiental.
“Não há saber mais ou saber menos. Há saberes diferentes”. Paulo Freire