O projeto NEA-BC de Arraial do Cabo participou nesta sexta-feira, dia (12), da Vll Conferência Municipal de Saúde, com o tema “Democracia e Saúde”. O evento ocorreu no hotel “A Ressurgência”, das 9h às 18h. Na mesa, a fim de responder diversos questionamentos, estavam o Secretário de Saúde, Antônio Carlos; o Chefe de Gabinete, Sérgio; a Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Maria da Glória; o Presidente da Comissão Organizadora do evento e membro do GGL Arraial, Nelson Cordeiro e a Conselheira de Saúde, Sandra Brandão.
A conferência contou com palestras sobre “Práticas integrativas de Saúde”, “Humanização na atenção básica”, apresentação da carteira de serviços e sobre o papel do Controle Social nas Políticas Públicas de saúde, entre outros assuntos. Na parte da manhã foi aberta um espaço para questionamentos e respostas, onde muitas pessoas perguntaram sobre o financiamento na saúde, propostas para a saúde voltada para jovens, e muito mais.
Já na parte da tarde, houve a divisão dos participantes em três grupos de trabalho.
- Grupo 1 – Participação Social;
- Grupo 2 – Financiamento do SUS
- Grupo 3 – Humanização do Sistema de Saúde.
Cada grupo pôde se reunir e debater sobre propostas relacionadas. As propostas foram apresentadas em plenária e foram adequadas e aprovadas. Elas refletem os anseios da população em relação a saúde. Da conferência saíram duas moções. Uma de repúdio à PEC 240 de 2016 e a EC 95, que congelam os investimentos do governo afetando a sustentabilidade do sistema de saúde, e uma sugerida pelo GGL, que foi a moção de recomendação de reativação do Conselho Municipal de Juventude, visto que este é um local assegurado por lei para que o jovem exerça o controle social e também possa apoiar a saúde da juventude. Também foi proposto o fortalecimento da saúde na região via consórcios entre municípios e a necessidade de realizar estudos que indiquem doenças relacionadas ao consumo de água, aos problemas de saneamento e a preocupação do município com a recuperação da Laguna de Araruama.
Outro momento importante da conferência, foi a eleição para nova composição do Conselho de Saúde. A Associação Raízes continuará nesse espaço no biênio de 2019 a 2021, com a titularidade do Sr. Nelson Cordeiro e a suplência de Mariana Araújo. Houve também a eleição de delegados para representar o município na Conferência Estadual, onde ficou definido que o titular da Associação Raízes, Nelson, o Senhor Manoel Navarro do SINDAC e a Senhora Andréa Tinoco, representante indicada pelo gestor, irão ao evento.
A conferência contou com 90 participantes e dentro de 90 dias o relatório final deverá estar disponível nos canais da prefeitura. Ao final do evento o grupo realizou uma entrevista com o Secretário de Saúde do município, Antônio Carlos.
Continue ligado nas nossas páginas para conferir!
Fonte: GGL de Arraial do Cabo