O Grupo Gestor Local do projeto NEA BC de Saquarema está buscando o diálogo com a Secretaria de Transportes e Serviços Públicos para entender melhor o Projeto de Remediação Ambiental da área do aterro controlado (antigo lixão de Rio da Areia), fruto de acordo entre a Prefeitura e o INEA, e como funciona a gestão dos resíduos sólidos no município. A partir desse entendimento, o grupo planeja abrir um espaço para a proposta de implantação da coleta seletiva em Saquarema. Após algumas tentativas frustradas de encontros para o avanço desse diálogo, o grupo está no aguardo do retorno da Secretaria e buscando caminhos para que a proposta avance.
No dia 12/02/2019, o Grupo Gestor Local do projeto NEA BC de Saquarema esteve reunido com o Secretário de Transporte e Serviços Públicos, Sr. Lindonor Ferreira, buscando conhecer melhor os detalhes dos contratos com as empresas responsáveis pela coleta dos resíduos sólidos e como andam as obras de recuperação da área do lixão, agora chamado de aterro controlado. O secretário então nos informou que a pessoa certa a esclarecer todas as nossas dúvidas seria o engenheiro da empresa contratada para a gestão do aterro, Consórcio Limp-Lagos, o Sr. Tadeu. Foi marcada então para o dia 19/02/2019 a próxima reunião com esse fim.
Essa reunião foi remarcada pela própria secretaria no dia anterior a sua realização, para o dia que depois foi adiada para 12/03/2019. Ao ligar para confirmar a reunião deste dia, o GGL soube que o secretário, mais uma vez, não poderia nos atender pois estaria acompanhando uma demolição. Foi dito que entrariam em contato para uma nova data, que até o presente momento não ocorreu.
Sendo assim, o grupo decidiu elaborar um ofício a ser enviado à secretaria solicitando uma visita ao aterro controlado do município de Saquarema, a fim de entender como anda o Projeto de Remediação Ambiental da área, acordado entre a Prefeitura e o INEA (Instituto Estadual do Ambiente) como condicionante para a licença de operação emitida pelo órgão ambiental. A licença, de n° IN040216, emitida em junho de 2017, é uma LOR (Licença de Operação com Remediação Concomitante) para a recuperação ambiental da área degradada pela disposição irregular de resíduos sólidos urbanos na localidade de Rio D’Areia, distrito de Bacaxá, em Saquarema.
O conhecimento da política municipal de resíduos sólidos é muito importante para o controle social da política ambiental do município. O GGL de Saquarema está lutando para que a coleta seletiva seja implantada de maneira institucional e abrangente a todo o município, e espera que o diálogo com a referida secretaria de fato se estabeleça para que o grupo possa alcançar seu objetivo, e assim a população possa ter uma melhor qualidade de vida.
Fonte: GGL de Saquarema