A Associação Raízes é uma organização sem fins lucrativos, criada em 2008, por educadores da região da Bacia de Campos. Inicialmente, o grupo era constituído por voluntários e professores da rede pública de ensino que se uniram a partir das discussões sobre a educação ambiental crítica e desenvolveram atividades nas escolas nos municípios da Bacia de Campos.

Em 2008, os voluntários constituíram a Associação Núcleo de Educação Ambiental da Região da Bacia de Campos - NEA-BC para execução do projeto do mesmo nome, uma medida de mitigação da Petrobras exigida pelo licenciamento ambiental federal. A partir do sucesso na execução do projeto NEA-BC, em 2018, a organização revisou seu planejamento estratégico, passou a se chamar Associação Raízes e começou a expandir a sua atuação desenvolvendo outros projetos.

A missão da Associação Raízes é promover e gerir projetos que contribuam com o desenvolvimento das comunidades, em busca de uma sociedade justa e sustentável. Fazem parte da sua composição os Associados (não remunerados) que integram os seus órgãos administrativos, denominados Assembleia Geral, Diretoria e Conselho Fiscal.

Atualmente, a Associação Raízes realiza vários projetos, entre eles o NEA-BC e o Navegando na Poesia, nas Bacias de Campos e Santos. O projeto NEA-BC é uma medida mitigadora da Petrobras exigida pelo licenciamento ambiental federal que é conduzido pelo Ibama. Ele é executado em 13 municípios do litoral do Rio de Janeiro (de Saquarema a São Francisco de Itabapoana), com a participação ativa de 220 comunitários nas atividades de participação e controle social.

O Projeto Navegando na Poesia é e está presente em 11 municípios da Bacia de Campos, atendendo 43 escolas da rede pública municipal e mais de 4 mil alunos do ensino fundamental. O projeto atua na promoção do acesso à leitura e à escrita por meio de atividades lúdicas e participativas nas escolas públicas, levando em consideração a cultura local e regional.

Para conhecer todo o trabalho da Associação Raízes e os critérios para ser um associado, entre em contato com a gestão administrativa. A sede da Associação está localizada em Campos dos Goytacazes/RJ, na rua Antônio Manoel, 231, Turf Club. Outras informações podem ser obtidas pelo site www.associacaoraizes.org.br ou no @associaaoraizes_oficial

MISSÃO:

Promover e gerir projetos que contribuam com o desenvolvimento das comunidades, em busca de uma sociedade justa e sustentável.

VISÃO:

Ser uma Associação de referência na gestão de projetos voltados para o desenvolvimento comunitário.

PRINCÍPIOS E VALORES:

•