Conheça a nossa Biblioteca Digital

Conheça a nossa Biblioteca Digital

Quem Somos

ilustras-livro-aberto

O projeto Navegando na Poesia começou suas atividades em 2018 e trabalha o desenvolvimento da leitura e escrita, em especial a poesia, para estudantes dos 3º e 4º anos da rede pública municipal.

Com sua equipe multidisciplinar, a proposta une diversos conceitos da literatura em uma atmosfera onírica e já realizou mais de 1000 oficinas literárias para mais de 4000 crianças da rede pública de ensino.

Nesses anos de atuação, o Navegando na Poesia lançou 6 livros e 2 revistas com conteúdos escritos pelos alunos, professores e equipe pedagógica. Hoje, o projeto conta com mais de 340 autores e autoras de diferentes cidades da Bacia de Campos, que compartilham suas experiências de vida em forma de poesia.

O projeto Navegando na Poesia é realizado pela Associação Raízes e conta com o apoio da Petrobras para atravessar a realidade a cada dia com mais arte e poesia.

Como Acontece

Como_acontece_1-removebg-preview

O projeto Navegando na Poesia aplica sua metodologia por meio de oficinas literárias, que foram desenvolvidas com conceitos pedagógicos para abordagens lúdicas, participativas e interdisciplinares, nas quais os alunos conseguem atingir um imaginário diferente da sala de aula. Todos esses conceitos são baseados na liberdade criativa da criança e buscam trabalhar o lado da regionalidade e cultura daquele território.

A equipe cria e realiza as oficinas com base na multidisciplinaridade dos membros, os quais são especializados nas áreas de música, teatro, ciências e educação. Neste contexto há muitas trocas com os professores e crianças das escolas participantes, o que resulta em uma abordagem mais produtiva, rompendo com os paradigmas formais.

Onde Estamos

O projeto Navegando na Poesia atua em 43 escolas da rede pública municipal de 11 municípios da Bacia de Campos, a saber: São Francisco de Itabapoana, São João da Barra, Campos dos Goytacazes, Quissamã, Carapebus, Macaé, Rio das Ostras, Casimiro de Abreu, Cabo Frio, Arraial do Cabo e Armação dos Búzios.

Nos siga nas Redes Sociais