Proj. Navegando na Poesia

VAMOS BRINCAR DE POESIA?

Somos um projeto para vivenciar a leitura e escrita de uma forma diferente: nessa aventura as palavras ganharão novos sentidos e nos farão entender e expressar a leitura de mundo por meio do universo da poesia.

Onde Acontece

O Projeto Navegando na Poesia atua em 40 escolas da rede pública municipal de Macaé, Carapebus, Quissamã, São Francisco de Itabapoana, São João da Barra e Campos dos Goytacazes, com o objetivo de promover o acesso a leitura e escrita, através de atividades lúdicas e participativas levando em consideração a cultura local e regional.

Como Funciona

A comunidade escolar será ouvida, sua identidade e cultura respeitadas, a fim de valorizar as trocas socioculturais e os saberes que fazem parte do cotidiano das comunidades. Deste modo faz-se necessária a valorização dos profissionais da educação pública por meio de trocas e diálogos sobre práticas já adotadas e novas metodologias a serem abordadas durante o projeto.

As boas práticas dos professores da Rede Pública e as metodologias desenvolvidas nas escolas, contemplando jogos, dramatizações, dinâmicas e demais práticas pedagógicas serão publicadas na coletânea "Vamos brincar de Poesia?". Além disso, será construída a rede Educarte com o objetivo de promover contínuas trocas de experiências entre os professores e escolas participantes do projeto na Bacia de Campos.

Com os/as educandos/as acontecerão oficinas literárias, nas quais poemas e poesias serão trabalhados de forma lúdica e participativa, com jogos, jograis, produções de poesias, entre outras práticas. Os temas das oficinas englobam as realidades locais e regionais e aspectos referentes ao gênero, igualdade racial, cidadania, participação social, ambiente e segurança (prevenção a acidentes e comportamento seguro), além dos escolhidos pelas crianças.

Como forma de estimular o protagonismo infantil,  as produções literárias dos educandos/as, construídas durante os processos educativos, serão expostas nos festivais de poesias que acontecerão em cada escola. Além disso, por meio de um processo seletivo, poesias serão publicadas em uma coletânea de 6 livros, lançados em eventos nos municípios.

As obras dos nossos/as escritores/as serão apresentadas em Saraus realizados nas comunidades onde residem, a fim de difundir e despertar o interesse na leitura, escrita, valorizar a cultura do território e tornar as práticas de leitura e escrita, um ato de cidadania que faça parte do cotidiano das crianças, suas famílias e comunidades.

Entendemos que a leitura e a escrita são fundamentais para compreender o mundo e despertar consciência crítica cidadã.

O projeto Navegando na Poesia tem patrocínio Petrobras por meio do programa Petrobras Socioambiental.

[/mp_span] [/mp_row]