O Projeto NEA-BC é composto por treze Grupos Gestores Locais.  Cada qual em um município de atuação, na Região da Bacia de Campos. Nestes grupos reunimos lideranças comunitárias e jovens, promovendo o encontro intergeracional propício para a formação continuada e desenvolvimento da participação cidadã. Cada liderança tem sua participação na gestão compartilhada do projeto local.

O projeto Local é a ferramenta fundamental para as atividades realizadas pelos participantes envolvidos. Cada atividade foi indicada pelos grupos como sendo primordiais, levando em consideração os aspectos específicos de suas localidades.  Incluindo a escolha de uma “bandeira de luta”, que geralmente são políticas públicas, que não são suficientemente desenvolvidas, ou inexistem, na localidade. Na qual os Grupos Gestores lutam pela implementação ou por melhorias.

Ou seja, para cada município da Bacia de Campos temos um projeto local próprio, baseado nas indicações dos participantes e nos objetivos estratégicos do Projeto NEA-BC.

Por isso chamamos os participantes de “Grupo Gestor Local”, mas conhecido como GGL!

A gestão compartilhada exercida pelo “GGL” é orientada e mediada pelos Técnicos de Campo, profissionais com experiência na organização comunitária, na mediação social, na incidência política e pesquisas. O(a) Técnico(a) conduz o grupo no estudo e monitoramento das bandeiras de luta para a incidência e controle social nas políticas públicas locais. Em cada município há também a contratação de uma jovem liderança local, chamamos de Assistente de Mobilização e Logística, o(a) “AML”. Esses são engajados para apoiarem os trabalhos dos grupos e dos técnicos de campo e tem como principal atividade a mobilização e articulação local.

Todos juntos formamos um time que vem avançando na organização comunitária!

Cada GGL tem o seu Núcleo Operacional, apelidado carinhosamente de “NÓ”. Estes são os locais de referência para os participantes do Projeto NEA-BC, onde acontecem os encontros. Cada NÓ possui um espaço equipado com computador, internet, acervo de livros e sala de reuniões. E conta com o apoio diário do AML.