Política Pública Prioritária:  Mobilidade Urbana

Educador Social: Pedro Campeão

AML:  Priscila Vasconcellos

 Contato:  ☎ 99965-5481 📩 priscila@neabc.org.br
Periodicidade das reuniões de GGL: Quinzenal

 Localização:  Rua Marques Augusto Barcelos Dídimo, 239 loja 1 – Centro – Carapebus/RJ – CEP: 27998-000

O Grupo Gestor de Carapebus tem como objetivo principal a implementação do Plano Municipal de Mobilidade Urbana e a elaboração e aprovação de um Plano Diretor Municipal. A atuação do grupo tem foco direcionado a partir da própria realidade local, considerando a carência de planejamento urbano e inexistência da municipalização do transporte público coletivo para todos.

Dentre as atividades de incidência política do grupo gestor de Carapebus destaca-se a “Carta Aberta”, entregue ao prefeito em reunião exclusiva, após dois anos de tentativas. Das reivindicações feitas em nome da comunidade, uma vitória foi a implementação da linha de ônibus que liga o bairro Fundão à Macaé. O grupo também participou das reivindicações acerca do cumprimento da legislação que garante gratuidade no transporte público para estudantes, idosos e portadores de deficiência e de ações de transparência pública, com a implementação do site da Câmara Municipal, mediante recomendação do Ministério Público Estadual.

Diversos comunitários do grupo gestor local de Carapebus fazem parte do projeto NEA-BC desde sua  implantação no município. Com participação ativa e atuante, possuem cadeira de representação da sociedade civil organizada no Conselho do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba e Conselho Municipal de Meio Ambiente de Carapebus – COMMAC.