Política Pública Prioritária:  Saneamento Básico
Educador Social: Emídio Fernandes
 AML:  Abraão Cardoso

Contato:  ☎ (22)99791-1865 📩 abraao.cardoso@neabc.org.br

Periodicidade das reuniões de GGL: Quinzenal

Localização:  Praça da Independência nº 3, lojas 15 e 16 – Edifício Work Center – Centro, Arraial do Cabo, CEP 28930-000

O Grupo Gestor Local de Arraial do Cabo tem um perfil heterogêneo e participativo, composto por pessoas de diferentes formações, gênero e idade. O objetivo é mobilizar, conscientizar e incentivar a população local a buscar informações, cobrar do poder público e participar ativamente das atividades realizadas pelo grupo; ampliar sua participação nos espaços públicos locais; além de exercer o controle social no âmbito municipal, incidindo nas decisões do poder público.

Sua atuação no município ocorre desde 2008 e em 2010 foi iniciada a luta pela melhoria do saneamento básico. A partir de 2012, o GGL começou a realizar estudos dirigidos e visitas técnicas às secretarias e órgãos públicos. Em 2013 conquistou organização física e estrutural, com a contratação de uma de suas integrantes como Assistente de Mobilização e Logística, e de sua sede, espaço dedicado para encontros, reuniões e atividades do grupo.

O grupo vem desenvolvendo atividades político-pedagógicas desde sua criação, como o 1º Fórum de Saneamento Básico, 1º Seminário Local de Saneamento Básico e o II Encontro Regional de Saneamento Básico, além de cine debate, boletins informativos, vídeos, entrevistas, enquetes e outras atividades que adotam metodologias participativas e tentam não se encerrar em si mesmas.

O GGL tem representação nos Conselhos Municipais de Meio Ambiente e Saúde, e  participação nas reuniões do Comitê de Bacias Hidrográficas Lagos São João. Destacam-se as participações em espaços de debate e discussão com o poder público, em reuniões com a promotoria pública, secretários, comissões e conselhos locais