Política Pública Prioritária:  Saneamento Básico

AML: Rafaela Siqueira

Contato:  ☎ 22 99979-4373 📩 rafaela@neabc.org.br

Periodicidade das reuniões de GGL: Quinzenal

Localização:  Av. José Bento Ribeiro Dantas, 815 – sala 08 – Shopping Portal da Ferradura – Portal da Ferradura – Armação dos Búzios – RJ – 28950-000

O Grupo Gestor Local (GGL) de Búzios tem um perfil heterogêneo e atuante. Em 2022, após o período de isolamento social devido à pandemia da Covid-19, o grupo voltou a utilizar o Núcleo Operacional, local de encontro para as reuniões e atividades, que existe desde 2013.

O GGL dedica parte de seus esforços na realização de atividades político-pedagógicas em escolas locais, Municipais e Estaduais, trabalhando temas como Saneamento Básico, Uso e Ocupação do Solo e Educação Ambiental Crítica através de oficinas, encontros educativos, cineclubes e outras atividades que adotam metodologias participativas.

As ações desenvolvidas não se encerram em si mesmas. Desde 2020, por exemplo, o grupo realiza grupos de estudo sobre as legislações de cunho socioespacial, por meio dos quais constrói a base de conhecimento necessária para o monitoramento das mesmas, com foco nos impactos provenientes da indústria do petróleo e gás, e para a construção de propostas de incidência política.

Entre outras atividades, o GGL de Búzios também produz materiais audiovisuais com temáticas que dizem respeito à gestão ambiental no município, como os vídeos sobre o Mangue de Pedra e sobre as Unidades de Conservação.  O grupo também elaborou, durante as eleições de 2022, um material informativo com dicas para exercer um voto cidadão.

O NO de Búzios tem participação e representação no Conselho Municipal de Meio Ambiente (CMMA), na Comissão de Inserção Urbanística e no Comitê de Bacias Hidrográficas Lagos São João. Vale destacar ainda suas participações em espaços de debate e discussão com o poder público, em reuniões com os Secretários e Comissões da Câmara.