Política Pública Prioritária:  Saneamento Básico – Resíduos Sólidos

Educadora Social: Mariana Araújo

AML:  Lucas Rosindo

Contato:  ☎ (22) 99940-5624 📩 lucas.rosindo@neabc.org.br

Periodicidade das reuniões de GGL: Quinzenal

 Localização:  Avenida Brasil, n°141, sala 601 – Edifício The Office – Centro – Araruama – Rio de Janeiro – CEP: 28970-000

O Grupo Gestor Local (GGL) de Araruama é composto por voluntários, que vêm buscando diariamente aprender e disseminar seus conhecimentos com a comunidade. A atuação desses participantes é direcionada a partir da própria realidade e necessidades do município. A atuação do GGL de Araruama vem sendo direcionada para as políticas públicas de saneamento básico. Com a desativação do lixão, em 2013, os integrantes do grupo iniciaram suas ações e atividades com foco nos resíduos sólidos.

O Grupo Gestor Local tem como objetivo mobilizar a população araruamense para debater as questões sobre a temática de resíduos sólidos, bem como as ações em prol da despoluição da Lagoa de Araruama, promovendo a participação cidadã/social na elaboração de políticas públicas; propondo ações nos espaços de gestão pública municipal que possam contribuir com o desenvolvimento sustentável da cidade; e acompanhando o planejamento e a execução do orçamento público municipal. 

O GGL de Araruama possui representação no Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA) e acompanha as discussões e deliberações do Comitê de Bacias Hidrográficas Lagos São João.