1º de maio: Petrobras e Navegando lembram data e história de trabalhadores/as

As datas comemorativas são definidas como ponto de referência para reflexão. No Brasil, o Dia do Trabalhador é representado pelos trabalhadores e trabalhadoras para analisar as legislações trabalhistas e demais normas e regras do trabalho, juntamente com os representantes das empresas. Neste dia o Projeto Navegando na Poesia, que tem parceria @Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental, preparou uma arte, publicada nas redes sociais no endereço @NavegandoNaPoesia, para homenagear trabalhadores e trabalhadoras.

A origem da data vem de Chicago, nos Estados Unidos, quando milhares de operários organizaram uma grande paralisação, que teve início em 1º de Maio de 1886, mesmo dia que foi iniciada uma greve geral que parou todo o país.

No Brasil a data foi oficializada em setembro de 1924, após criação de um decreto do então presidente Arthur Bernardes que estabeleceu a data como feriado nacional.

Já nas décadas de 1930 e 1940, o então presidente Getúlio Vargas passa a utilizar a data para divulgar a criação de leis e benefícios trabalhistas, passando a assumir uma linha comemorativa intitulada como "Dia do Trabalhador".

Muito legal a história do Dia do Trabalhador, não é mesmo? Lá, nas redes sociais @NavegandoNaPoesia (facebook e Instagram) deixamos um espaço nos comentários da publicação em homenagem ao 1º de maio para que possam contar sua história como trabalhador. Passem lá!

Nenhum comentário

Leave a comment