NEA-BC de Arraial do Cabo divulga série de entrevistas sobre vazamento nas praias durante o verão

A partir desta terça-feira (9) , o Grupo Gestor Local de Arraial do Cabo iniciará a uma série de entrevistas com autoridades do município, que falaram sobre o rompimento de tubulações, causado pelas chuvas torrenciais. A ruptura aconteceu no dia 25 de janeiro deste ano e deixou deixou três praias e uma lagoa de Arraial do Cabo, na região dos lagos fluminense, impróprias para banho.

A primeira entrevista da série, é com o então Secretário de Meio Ambiente da época, Márcio Croce.

Equipe e GGL's do NEA-BC com o Secretário de Meio Ambiente, Márcio Croce

ENTREVISTA/ MÁRCIO CROCE

No município, não existe rede separadora, que é uma atribuição da concessionária de água e esgoto da região. Então, só a partir da construção da rede separadora a gente vai conseguir tirar o esgoto sanitário da rede pluvial. Quando ocorre a chuva, a rede transborda e o esgoto se mistura as águas pluviais contaminando as praias, diz Croce.

Dia 22/02/2019

GGL No dia 25 de janeiro deste ano durante uma forte chuva, o município de Arraial do Cabo sofreu com vários pontos de alagamento da Praia dos Anjos, Praia do Forno, Prainha e Lagoa de Monte Alto. Tudo isso divulgado pela mídia. Como a secretaria tomou conhecimento da situação?

Márcio Croce - A situação foi identificada pela secretaria a partir do evento das fortes chuvas, e quando há essas fortes chuvas na cidade que causam alagamentos já é sabido que haverá a necessidade da abertura dos pontos de drenagem de água pluvial para o mar, que é o caminho natural das águas de chuva. Ocorrendo o alagamento a água tende a correr para o mar. Então há a necessidade da abertura das comportas para que o canal de drenagem pluvial posso escoar enchente para o mar.

GGLO que a secretaria fez ao saber do ocorrido?

Márcio Croce - A secretaria identificou e fez o acompanhamento e o monitoramento das praias. Toda enchente quando ocorre, em qualquer localidade quando corre para o mar, não se recomenda o banho de mar nos próximos três dias. A secretaria fez o acompanhamento e monitoramento nas praias para que as pessoas não entrassem no mar nos três primeiros dias. A secretaria acompanha o saneamento no município.

GGLO Serviço de Saneamento atende as demandas da população?

Márcio Croce - Hoje o saneamento não atende as demandas da população, o que ocorre em Arraial é que utilizamos o sistema chamado de tempo seco, que utiliza a rede de água pluvial para escoar o esgoto sanitário. No município, não existe rede separadora, que é uma atribuição da concessionária de água e esgoto da região. Então, só a partir da construção da rede separadora a gente vai conseguir tirar o esgoto sanitário da rede pluvial. Quando ocorre a chuva, a rede transborda e o esgoto se mistura as águas pluviais contaminando as praias.

GGL Quais os serviços de saneamento que a Secretaria de Meio Ambiente acompanha?

Márcio Croce - A secretaria acompanha praticamente todos os serviços de saneamento básico. Em relação à coleta de lixo é uma atribuição da Secretaria de Serviço Público. Os projetos ligados ao saneamento e ao lixo são desenvolvidos pela Fundação Municipal de Meio Ambiente. A secretaria acompanha principalmente a questão do saneamento no município e a gente cobra uma celeridade no cumprimento para separação do esgoto da rede de águas pluviais. A limpeza dos bueiros é feita pela equipe do serviço público, porém a gente entende que isso também é uma atribuição da Prolagos, que é a concessionária de água e esgoto do município, uma vez que ela utiliza a rede de água pluvial para escoar o esgoto sanitário.

GGL – Quem é responsável pela drenagem então é o município?

Márcio Croce - Sim.

GGL Quem é responsável pelo esgotamento sanitário?

Márcio Croce A Prolagos faz parte do contrato de concessão, ela é que é responsável pela estação de tratamento de esgoto. Hoje a estação funciona em dois estágios, trata o primário e o secundário e nós estamos cobrando para que também haja uma ampliação da ETE e implantação do tratamento terciário para termos um tratamento mais aprimorado.

GGL - O que há de previsão para o saneamento em Arraial do Cabo?

Márcio Croce - Para Arraial está previsto as obras do cinturão da Prainha, bem como dos distritos. Há uma verba que foi liberada pelo Fundo de Recursos Hídricos (FUNDRHI) para os municípios dentro da nossa bacia hidrográfica. Arraial do Cabo foi contemplado com essa verba, onde será feito um cinturão da Lagoa para a Orla de Monte Alto. Retirando todo aquele esgoto que tem na orla de Monte Alto. A obra será feita com verba do Estado e a partir dessa obra a Prolagos tem a obrigação de dar continuidade e estender toda a rede separadora para Monte Alto, fazendo a ligação até a Estação de tratamento do Distrito.

Nesta quinta-feira (11) será divulgada a entrevista com o o Procurador Geral da República, o Sr. Leandro Mitidieri Figueiredo.

Não perca!

Fonte: GGL de Arraial do Cabo

Nenhum comentário

Leave a comment