Secretaria de Educação de São João da Barra acolhe projeto Navegando na Poesia

Equipe foi recebida pelo Secretário de Educação Daniel Damasceno.

A equipe do Projeto Navegando na Poesia, representada pela Coordenadora Educacional Alcimere Maria da Mata Siqueira e o Educador Vitor Pigatte Lima; esteve no município de São João da Barra no último 17 de dezembro para apresentar o Projeto para o Secretário de Educação Daniel Damasceno. O Projeto tem como objetivo central promover o acesso à leitura e à escrita por meio de atividades lúdicas e participativas, considerando a cultura local, regional e respeitando as práticas já existentes nas escolas. No Brasil, 20,4% (IBGE, 2011) da população é analfabeta funcional, esse dado significa que as pessoas não entendem o que lê. Esse é o principal motivo para o alcance do Navegando nas 40 escolas que foram contempladas nos seis municípios da Bacia de Campos.

Em São João da Barra, foram selecionadas três unidades: a Escola Municipal Manoel Alves Rangel, a Escola Municipal Chrisanto Henrique De Souza e a Escola Municipal Professora Dionélia Goncalves Santos que farão parte do Projeto. O Secretário recebeu a equipe de forma muito positiva e entusiasmada e ressaltou que as escolas do município são organizadas, durante o ano letivo, com um tema gerador para a condução do ano e dos eventos escolares. Neste ano, por exemplo, o tema será “Diversidade Literária: Sustentabilidade Cultural, Social e Ambiental”.

Segundo Daniel, "as escolas são muito acessíveis com projetos e envolvem seus educandos/as a participarem e entenderem a importância de fazer parte de novos desafios com esses programas, todas possuem os projetos, incluindo atividades de leitura e literárias, como Saraus e Cafés Literários. Agradeço o município de São João da Barra ter sido contemplado. O Projeto Navegando na Poesia será mais uma ferramenta para fomentar o desenvolvimento dos/as educandos/as tanto cognitivamente quanto socialmente e poderá contar com a Secretaria de Educação do nosso município", destacou.

Ao final da reunião, o Projeto Navegando na Poesia foi autorizado a atuar nas escolas selecionadas de São João da Barra, com a disponibilização dos contatos das escolas.

“Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção”.

Paulo Freire

Nenhum comentário

Leave a comment