NEA-BC de Rio das Ostras participa de intercâmbio no Serviço Autônomo de Água e Esgoto, em Minas Gerais

Nos dias 24, 25 e 26 de setembro, o Grupo Gestor Local (GGL) de Rio das Ostras, com o objetivo de conhecer a realidade da gestão do saneamento básico realizada por uma autarquia, participou de um intercâmbio no Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Viçosa, em Minas Gerais.

Na ocasião, o grupo teve a oportunidade de visitar as Estações de Tratamento de Água (ETAs), a obra da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), acompanhar a rota da coleta seletiva, conhecer o aterro sanitário municipal, a usina de reciclagem, onde trabalham os catadores da Associação ACAMARE, bem como trocar experiências a respeito da construção do Plano Municipal de Saneamento Básico, novos métodos de cobrança de água e esgoto, além de conhecer o Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico (CISAB) da Zona da Mata de Minas Gerais, que atua desde 2008, sendo o primeiro consórcio de saneamento do Estado de Minas e o terceiro do Brasil.

Foram dias de muito aprendizado, onde o grupo teve a oportunidade de ver, na prática, como se dá a gestão do saneamento realizado por uma autarquia, além de conhecer muitas coisas novas, como a maneira que os municípios encontraram de qualificar a oferta do serviço através da criação do CISAB, que também atua como órgão regulador.

Uma das coisas que mais chamou a atenção foi perceber que o processo de construção do Plano Municipal de Saneamento Básico de Viçosa se deu de forma participativa, onde a atuação dos atores sociais foi ponto crucial para elaboração de um documento que refletisse a realidade do saneamento do município e os anseios da população pela melhoria do serviço.

Nessa rica experiência, foi gratificante ver a força que os catadores de materiais recicláveis possuem. Eles acreditam na importância do seu papel na gestão dos resíduos sólidos e estão lutando para que o município ofereça uma melhor assistência e condições de trabalho, conforme preconiza a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

As trocas e o conhecimento construído nesta experiência auxiliarão o GGL na sua atuação no município de Rio das Ostras, na busca de incidência no saneamento básico, a fim de melhorar a oferta do serviço para toda população.

Venha conhecer o nosso trabalho!!! Nosso espaço situa-se na Av. Jane Maria Martins Figueira, nº 1513, Loja 01, Jardim Mariléa – Rio das Ostras.

#GGL #ProjetoNEABC #IncidênciaPolítica #SaneamentoBásico #Cidadania

Fonte📌: GGL de Rio das Ostras

Nenhum comentário

Leave a comment