GGL de Arraial do Cabo realiza grupo de estudo sobre o Plano Diretor da cidade

   Na última quarta-feira (18), o Grupo Gestor Local de Arraial do Cabo realizou um grupo de estudo sobre o Plano Diretor da cidade. O estudo foi mediado pelo educador Fabio Oliveira e pela Assistente de Mobilização e Logística, Mariana Araújo. O objetivo do estudo foi aproximar o grupo desse instrumento de planejamento visto que, ele vem sendo discutido no município com intuito de promover a revisão.
   No início da atividade houve a devolutiva dos GGLs que participaram do 1° Fórum do Plano Diretor Participativo realizado pela Câmara Municipal, quando foi estabelecido que terão reuniões itinerantes de apresentação do documento e levantamento de demandas junto aos moradores. Após a devolutiva, houve um momento de reflexão com o grupo que pôde  pensar em como queria estar num horizonte de 10 anos e o que precisa fazer para que o  desejo se concretize.
   A dinâmica serviu para fazer o grupo entender a importância do planejamento. O Plano Diretor é revisado a cada 10 anos e Arraial está atrasado na revisão, como pode ser percebido na divisão dos grupos para análise dos seguintes temas: educação, saneamento, saúde, transporte, turismo e cultura e revitalização urbana. Neste momento os grupos preencheram uma ficha destacando as potencialidades e necessidades de cada área e após, puderam conferir no Plano, se as necessidades atuais estavam contempladas e se as determinações do Plano estavam sendo cumpridas. O grupo concluiu que somente com a participação da população na construção e revisão do documento será possível uma reflexão sobre as reais necessidades do município, e que não basta apenas dizer o que precisam, mas que é necessário monitorar a execução das leis.
Fonte 📌: GGL de Arraial do Cabo

Nenhum comentário

Leave a comment